quarta-feira, 23 de maio de 2012

Festa dos Pretos-Velhos

Os Pretos-Velhos tem a sua data comemorativa em 13 de maio, pelo fato de, em nossa história, ser a data que marca a abolição da escravatura em nosso país e por estarem associados aos ancestrais africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
São sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos". São os mestres da sabedoria e da humildade, pois através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o amor constrói e une a todos.
Em nossa casa, esta festa foi realizada no dia 20 de maio, e foi uma noite de muita alegria.


Assistam neste vídeo abaixo a homenagem feita pelo Grupo Infanto-Juvenil da FEC à todos os Pretos-Velhos.
Click aqui para assistir ao vídeo
Click aqui para ver as fotos

Oração ao preto velho
Preto Velho
Carreteiro de Oxalá
Bastão bendito de Zâmbi
Mensageiro de Obatalá

Meu pensamento eleva-se ao teu espírito e peço Agô.
Que tuas guias sejam o farol que norteie minha vida,
Que vossa pemba trace o
caminho certo para todos os meus atos,
Que vossas palavras, tão cheias de compreensão e bondade, iluminem minha mente e meu coração,
Que teu cajado me ampare em meus tropeços.
Ontem te curvastes aos senhores...
Hoje, ajoelho-me aos teus pés pedindo que intercedas junto a Oxalá por mim e por todos que neste momento clamam por vós.
Maleme e paz sobre meu lar e que a luz divina de Obatalá se estenda pelo mundo,
E que o grito de todos os Orixás sejam o sinal de vitória sobre todas as demandas de minha vida.
Maleme as almas.
Maleme para todos os meus inimigos, para que saiam do negrume da vingança
E encontrem fonte fecunda e clara do
amor e caridade.

  
ADOREI AS ALMAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário