quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TERCEIRO MILÊNIO - Despertar

Por:   Anselmo A. Cabral
         Vice-presidente FEC

Muito se tem comentado sobre o fim do Segundo Milênio (século XX) e início do Terceiro (século XXI). Repete-se o acontecido ha mil anos antes, quando isso também se sucedeu, apregoando-se essa transição ao fim do mundo.

Denota-se que ano após ano, muitas transformações ocorrem na humanidade, seja social, tecnológica e moral. No fim do milênio passado vimos que essas transformações têm ocorrido com muita rapidez. Esse movimento acelerado, principalmente do mundo high tech (tecnologia), tem deixado para trás o desenvolvimento social, ético e moral.

Presenciamos a miséria, o descaso com a saúde, com a educação e com os valores cristãos. Presenciamos a concentração da riqueza nas mãos de poucos em detrimento do bem-estar de milhares de seres. Presenciamos o descaso com a Natureza - legado divino ao homem - prejudicando o equilíbrio ecológico em todos os seus aspectos.

Muitos chegam a pensar que realmente é o fim do mundo. Mas pensemos sim, que é o fim de um mundo profano construído a margem dos propósitos  divinos e que precisamos aprender a reconstruí-lo. Mas, como prepararmo-nos para esse desafio? Como prepararmo-nos para o Terceiro Milênio?

O Terceiro Milênio, será o milênio da reconstrução moral e será marcado por um novo estado de espírito.  Onde o medo será substituído pela ousadia, a incerteza pela determinação, a falta de metas pela objetividade e busca da satisfação interior. "Aquele que estiver voltado à sua essência divina estará preparado..."

Será a era de um novo homem, que renascerá do individualismo, para a fraternidade. Este homem conjugará o verbo amar em seu sentido mais pleno: o compartilhar. Este homem buscará a sua evolução em sua essência espiritual, pois estará voltado ao seu criador. Recomeçará a andar com passos firmes; as milícias unir-se-ão pela paz... mãos limpas... sem sangue... sem guerra... Mentes aberta e corações solidários. O passado ficará como aprendizado. O futuro estará em suas mentes como um desafio, como uma meta a ser atingida.

Aquele que estiver voltado a sua essência divina, buscará esclarecimento de suas dúvidas e fortalecer-se na fé, estará preparado pra sobreviver à Nova Era do Homem sobre a Terra. Voltar-se a sua essência é autoconhecimento, buscar esclarecimentos é autoaprendizagem, ter crença e fé é autoajuda. Enfim, volta-se a si próprio é buscar a chave da transformação, que está dentro de cada um para que a paz e a felicidade possam reinar sobre a Terra. "O Terceiro Milênio, será o milênio da reconstrução da moral do homem."

Assim, avancemos todos pelo caminho da Sabedoria, pois sábio é aquele que se conhece e conhece ao próximo. Avancemos no caminho do Amor, pois quem se ama, sabe doar-se. Avancemos, não fiquemos a conjugar o verbo Esperar, ficando no meio do caminho vendo as coisas acontecerem. Sejamos todos autores da história da reconstrução do mundo, de seus valores e ideais de fraternidade. Sejamos a Fênix que renasce das cinzas. Tendo a certeza de que o Cristo Consolador estará conosco, auxiliando-nos na nova caminhada rumo à Nova Era... ao Novo Milênio.
O Homem deve preparar-se para enfrentar o novo milênio buscando uma renovação mental com o aperfeiçoamento de seus conhecimentos, através do estudo, com o desenvolvimento de seus sentimentos mediante o auxilio de seu semelhante e com o aprimoramento e reciclagem de seus valores intelectuais e morais.

O homem pode renovar-se procurando seguir os ensinamentos deixados pelo Mestre. Estudar o Evangelho e procurar aplicar seus preceitos na vida prática é condição para o progresso espiritual de cada ser.

Todo o espírito encarnado tem compromisso com a evolução. A Terra é um planeta de expiação, portanto todo ser que com a permissão do Criador reencarnou em busca de crescimento, deve buscar sua renovação espiritual e moral, pois ao contrário, seu adiantamento estará compromentido e terá como conseqüência, uma série de desajustes.

2 comentários:

  1. Faço uma palestra chamada TRANSIÇÃO PLANETÁRIA e gostaria de realizar para os médiuns da FEC. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Irmão Carlos Assis,
    Agradecemos a sua participação em nosso blog. Nos sentimos agraciados e honrados com a sua oferta e a levaremos ao conhecimento da Direção da Instituição e, tão logo, tenhamos um posicionamento retornaremos.
    Desde já, muitíssimo obrigado pela presteza e carinho pela Fraternidade Espírita Cristã.
    Que Deus o ilumine, proteja e guarde.
    Abs.
    Atenciosamente,
    FEC.

    ResponderExcluir