terça-feira, 24 de janeiro de 2012

20 de Janeiro de 2012

                     ANIVERSÁRIO DA FEC
                                  14 ANOS
 
A Fraternidade Espírita Cristã comemorou no último dia 20 de janeiro, seu décimo quarto aniversário de existência. Para comemorar o fato o Departamento de Evento da Instituição promoveu, naquela noite, um encontro festivo alusivo a data que contou, além da participação de irmãos que sistematicamente acompanham os trabalhos que se desenvolvem na Instituição, a visita de diversas Instituições co-irmãs, bem como do representante da Loja Maçônica XIII de Maio e, igualmente, integrante da Administração da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.

O Cerimonial teve início com a irmã Angelina Dias, mestre do cerimonial, apresentando os comprimentos e boas vindas a todos os convidados e convidando a irmã Ana Marta a proceder a prece de abertura do evento.
 
Após a oração, a mestre de cerimônia procedeu à chamada dos convidados da Instituição que compuseram a mesa de dignidades, a saber: Dulce dos Santos Monteiro, Presidente da Fraternidade Espírita Cristã; Carlos Assis (Aliança Espírita Divino Pastor), José Rubéns Mendes(Casa de Benefícios Alcides de Castro) e Paulo Cesar da Silva Rodrigues, representante da Loja Maçônica XIII de Maio, médico colaborador e voluntário da FEC.

Da esquerda para a direita, Paulo Cesar Rodrigues, Carlos Assis,
Dulce S. Monteiro e José Rubéns Mendes

Em seguida, os integrantes da mesa foram convidados a proferirem pronunciamento alusivo à data, tendo a Presidente da Fraternidade Espírita Cristã, irmã Dulce dos Santos Monteiro, a primeira a se pronunciar, externado a importância do trabalho que se desenvolve na Instituição, as dificuldades encontradas ao longo dos anos, desde a sua fundação, e exteriorizou o seu otimismo para o crescimento futuro não somente da Instituição como, também, da propagação dos ensinamentos do Cristo Consolador tendo como base os fundamentos doutrinários do espiritismo propagados pela FEC. Agradeceu a presença de todos os irmãos que integravam a mesa, a todos os demais irmãos presentes, e desejou uma noite de alegria e bênçãos a todos. 

Posteriormente, os demais integrantes da mesa fizeram uso da palavra agradecendo a oportunidade de compartilhar do momento ímpar para a Instituição e lograram sucesso aos trabalhos que são realizados pela Fraternidade Espírita Cristã e parabenizaram aos responsáveis pela realização do evento a beleza do encontro que ora se realizava.
 
Continuando os festejos, o cerimonial convidou o irmão Anselmo Alves Cabral, Vice-presidente da Instituição, para apresentação da evolução da Fraternidade Espírita Cristã neste quatorze anos de fundação. O irmão elogiou os pronunciamentos dos irmãos integrantes da mesa, face à qualidade do que foi proferido e se propôs a atender ao pedido realizado pelo Departamento de Eventos não por meio de oratória mas a partir de apresentação de um vídeo-clipe que retratou a os acontecimentos ocorridos na FEC nos últimos dez anos. A exibição em tela proporcionou momentos de recordação e emoção aos que compartilharam, ao longo dos anos, do crescimento da Instituição.

Seguindo a programação da noite, o Departamento de Eventos proporcionou ao público presente uma bela exibição musical realizada pela irmã Regina Márcia, que brindou a todos com belíssima apresentação instrumental, encantando aos presentes com sua simpatia e convidando-os a participarem de suas canções. A irmã Regina Márcia, foi calorosamente aplaudida por todos da assistência, tendo ao fim de sua apresentação agraciada com um buquê de flores ofertada pela FEC e entregue por sua Presidente, Dulce dos Santos Monteiro.


Regina Márcia em dois momentos, ao teclado e sendo
homenageada pela Presidente Dulce S. Monteiro


Em continuidade aos festejos, o cerimonial presenteou aos presentes com uma bela surpresa. Em homenagem a todos os irmãos colaboradores e voluntários, que ao longo dos últimos anos tem compartilhado do crescimento da Fraternidade Espírita Cristã, apresentou um vídeo em que a irmã Roseli Guedes Perini entrevistou o casal José Valdir Monteiro e Solange Monteiro em sua residência, e que ao longo de treze anos comparecem aos mais diversos trabalhos da FEC, tornando-se sócios beneméritos da Instituição.

A entrevista, durante a sua exibição, comoveu a todos que o assistiam, face a originalidade das palavras dos entrevistados, que desconheciam o propósito do trabalho tão bem elaborado pela irmã Roseli Guedes Perini que astutamente ocultou o propósito final do trabalho.

Ao final da exibição do depoimento, o jovem casal foi convidado pela mestra de cerimônias da FEC a receber das mãos da Presidente, Dulce dos Santos Monteiro, um buquê de flores como forma de agradecimento da sua participação para com a Instituição.

Solange Monteiro, Dulce S. Monteiro e José Valdir Monteiro
Em seguida, irmão Anselmo Alves Cabral apresentou um outro vídeo, expondo o trabalho realizado pelo Departamento de Educação da FEC, em que o Grupo de Evangelização Juvenil nos proporciona, no natal de 2010, uma exibição da dança dos anos 60.

Para encerramento da noite festiva a mestre de cerimônia Angelina Dias agradeceu o comparecimento de todos registrando a presença da Instituição GEUNECC - Grupo Espírita Unidos em Caridade com Cristo, representada pela sua Presidente, Srª Fernanda Faria e seu esposo Rodrigo Diniz.

 Agradeceu a todos os colaboradores da Fraternidade Espírita Cristã, nominando os irmãos que se encontravam presentes e, por fim, convidou a irmã Ana Marta a proferir a prece de encerramento, lembrando que após o encerramento todos estavam convidados a participar de um pequeno ágape.

A Irmã Ana Marta proferindo a Prece de encerramento



Para ver as fotos da comemoração clique aqui

Um comentário:

  1. Parabéns pela elaboração do blog e distribuição das informações. A preocupação com a atualização do que está no blog não pode ficar em segundo plano.
    A forma como está descrito o 14º niver ficou claro e objetivo.
    Valeu.

    ResponderExcluir